Se você já navegou um pouco aqui pelo Blog reparou que vira e mexa aparece esse tal de Nutricional Yeast em algumas receitas. Tenho notado que esse ingrediente tão usado e querido por mim e muitos veganos ainda é desconhecido pela maioria das pessoas. Resolvi então fazer um post para responder algumas das dúvida mais frequentes sobre o Nutricional Yeast.

O que é?

O Nutritional Yeast é  levedura de cerveja em português. Eu e muitas pessoas nos referimos a ele em inglês pois até pouco tempo não havia produção brasileira de levedura de cerveja, então ele sempre era importado e vinha com essa nomenclatura, que foi mantida. Só não confunda a levedura com levedo. Ih, agora complicou, mas vamos explicar.

levedo de cerveja  é um componente de uma etapa da fermentação da cevada para a produção de cerveja. Pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, mercadões, zonas cerealistas e até vendido a granel. O levedo de cerveja contém altíssimo teor de proteínas, fibras e vitaminas, entre elas a vitamina B12. Por isso, pode também ser encontrado em cápsulas em lojas de produtos naturais. Já a forma em pó possuí um leve sabor de queijo, nem de longe tão gostoso quanto o Nutricional Yeast, por isso não faz muito sucesso em preparações culinárias.

levedo-de-cerveja
Levedo de Cerveja

Já o Nutricional Yeast, levedura de cerveja ou até Levedura Nutricional (uma confusão de nomes!) preveem do malte, sendo um fermento inativo derivado de fungos, normalmente o  Saccharomyces cerevisiae. É amarelo, normalmente encontrado em flocos, também é rico em proteínas e vitaminas, também a B12, e usado nas mais diversas preparações culinárias, pois possuí um sabor natural, sem aditivos químicos, muito parecido com queijo. Além disso, é muito comum que sejam suplementados com vitaminas. Tudo isso faz do Nutricional Yeast um verdadeiro xodó dos veganos e vegetarianos.

Onde encontro?

Até hoje não encontrei o Nutricional Yeast em lojas físicas no Brasil, se você encontrar, por favor deixe um comentário. Listei aqui alguns sites que vendem de diferentes marcas e com variação de tamanho e preço. Esses sites são só algumas sugestões para facilitar a escolha da opção que mais se adapta as suas necessidades.

O mais tradicional é o da marca Red Star (também o mais caro) e o brasileiro é da VeganWay. Nunca provei o brasileiro, mas não vejo tanta diferença entre as diferentes marcas de importados. Fica a seu critério. Fique atento as diferenças de volume dos potes dos produtos listados:

Se você gostaria de começar a reduzir o consumo de produtos de origem animal, seja por ideologia, seja em busca de saúde, eu indico este produto. Você compra um vez e usa por muito tempo, pois rende muito!

 

You May Also Like