Delicioso e super cremoso, não há quem resista a esse doce de leite vegano, seja como recheio de bolos, em churros, no pão ou para comer de colher! Ainda mais se for feito em 10 minutos, como esse aqui.

Existe uma forma clássica para preparar “doces de leite” de castanhas, que é basicamente usar uma grande quantidade de leite vegetal, misturar com açúcar, e levar ao fogo por mais ou menos 40 minutos até que grande parte do líquido seja evaporado e o que sobra na panela fica super cremoso. Dessa forma funciona super bem, mas é demorada e despensiosa. Então eu pensei em adicionar o açúcar e a castanha juntos no liquidificador com pouca água, de forma que não seria necessário coar o leite e nem gastar esse tempo esperando que a água evaporasse. Pesquisei e mais gente já teve essa ideia, que funciona! Então essa receita segue o modelo do doce de leite do blog Amo Delícias Veganas.

Ingredientes

  • 1 xícara de castanha de caju crua deixada de molho por 6 horas;
  • 1 xícara de açúcar  demerara;
  • 2/3 de xícara de água quente;
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha

Modo de Preparo

  1. Após as 6 horas que a castanha de caju ficou de molho, escorra e despreze a água e lave as castanhas.
  2. Faça um caramelo com o açúcar. Em uma panela, adicione o açúcar e leve ao fogo médio. Mexa algumas vezes até que esteja derretido e bem líquido.
  3. Adicione a água quente com cuidado pois espirra. O açúcar cristaliza, forma pedaços grandes e parece que deu tudo errado, mas é assim mesmo. Aumente um pouco o fogo e espere a água começar a ferver e os cristais de açúcar se dissolverem. Adicione a essência de baunilha.
  4. No liquidificador, bata as castanhas demolhadas e o caramelo. Se seu liquidificador for potente, a mistura ficará bem cremosa e o doce de leite está pronto. Se não, pode ser preciso adicionar um pouco mais de água para que o liquidificador consiga bater e formar um creme homogêneo sem pedacinhos de castanha.
  5. Se foi necessário adicionar água, leve a mistura ao fogo só até que chegue a consistência desejada, lembrando que o creme de leite endurece quando frio.

Rendimento: 1 copo

DSC_0595

You May Also Like