Dá pra fazer hambúrguer com quase qualquer vegetal, desde que munido também de uma farinha, como vocês encontram aqui:#hamburguerveganize_se. Mas não quis usar farinha dessa vez para fazer um hambúrguer com o mínimo de carboidrato possível. E deu MUITO certo.
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Bati no processador:
-3 cenouras médias cruas e picadas;
– 1 talo de alho-poró cru;
– 2cs de chia – ajuda a reter a umidade da mistura; .
– 1/2 cebola;
– 1 dente de alho; .
– 1/3xc de cheiro verde;
– temperos a gosto. Usei mais ou menos 1cs de cúrcuma, 1cs de cominho, sal e azeite.
Processe até que esteja uniforme, mas é bom que ainda tenha textura. Se for necessário, acrescente pouquíssima água. Prove e corrija o tempero.
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Aqui está o truque da farinha: é mais difícil (mas possível) de moldar sem a farinha. Eu usei uma forma que molda o formato de hambúrguer, mas você pode usar as mãos ou “pingar” na frigideira com uma colher. Se não quiser ter esse pouquinho de trabalho a mais, ou achar que sua mistura ficou mesmo muito líquida, então é só usar alguma farinha (trigo, arroz, aveia, grão de bico, etc). Asse em fogo baixo por cerca de 10 minutos cada lado do hambúrguer. Fica super macio por dentro, quase derretendo! Uma delícia!! 😋
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Ah, pode congelar sem problemas (na foto anterior ele está congelado) antes ou depois de assado. Se vc quiser, depois de assado, pode “fritar” com um fio de azeite na frigideira para ficar mais crocante. Fica ótimo quando descongela e “frita”, parece que acabou de ser feito.

 

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